DICIONÁRIO DOS TERMOS MAIS USADOS PELOS DENTISTAS

DICIONÁRIO DOS TERMOS MAIS USADOS PELOS DENTISTAS

Dicionário de termos Odontológicos mais freqüentes.

Cirurgia (Extrações e outras cirurgias orais de menor porte). Entre os procedimentos cirúrgicos:

Alveoloplastia: Intervenção cirúrgica para dar forma ao rebordo ósseo e prepará-lo para o suporte ósseo.

Apicectomia: Remoção de uma parte da raiz que apresente lesão que não pode ser curada por tratamento de canal. Em alguns casos é necessário fazer uma obturação do ápice do dente.

Exodontia simples de dente decíduo (de leite) e permanente: Extração de dentes que erupcionaram normalmente.

Exodontia de dente incluso ou impactado (remoção de dentes retidos): Dente que se encontra aprisionado no interior do tecido ósseo dos maxilares, e por algum motivo não erupcionou.

Exodontia de dente semi-incluso: Extração de dente que não erupcionou totalmente e possui alguma parte ainda alojada no tecido ósseo.

Exodontia de Raiz Residual: Retirada de restos de raízes presas dentro do tecido ósseo ou presos à gengiva.

Frenectomia: Remoção de inserções musculares que possam estar atrapalhando o posicionamento de dentes ou confecções de próteses só que diretamente relacionadas ao músculo que faz as inserções labiais ou linguais.

Reconstrução do sulco gengivo-vestibular: Cirurgia realizada para aumentar a altura do bordo ósseo.

Clínica geral: Tratamentos de cirurgia, radiologia, endodontia, dentística restauradora, periodontia.

Dentística: Obturações e restaurações em dentes.

Procedimentos da Dentística:

Restauração em Amálgama: Recomposição de forma e função do dente. É recomendado para dentes posteriores. Realizado com a utilização de um composto de limalha de prata, cobre e mercúrio.

Restauração em resina auto e fotopolimerizável: Consiste na recomposição da forma e da função do dente com material da mesma cor, permitindo uma restauração estética em dentes anteriores. Para isso, é utilizado um composto a base de quartzo ou endurecida sob ação de luz.

Diagnóstico: Exame bucal e elaboração do plano de tratamento.

Endodontia: Tratamento de canais.

Para entender os procedimentos em Endodontia:

Pulpotomia: Remoção de parte da polpa (nervos e vasos sangüíneos) dos dentes de leite e permanentes. Nos dentes permanentes, o procedimento é realizado quando ainda não houve formação de toda a raiz.

Tratamento de canal de dentes permanentes unirradiculares (de uma raiz), birradiculares (com duas raízes) e multirradiculares (três ou mais raízes): Remoção do tecido da polpa (nervos e vasos sangüíneos) do interior do dente (coroa e raízes), limpeza e preenchimento com material de obturação.

Tratamento pulpar em dente permanente e pulpectomia: remoção de toda a polpa do dente (artérias, veias e nervos).

Periodontia: Tratamento de gengivas e tecidos de suporte.

Para entender os procedimentos em Periodontia:

Gengivite com ou sem sangramento: Raspagem e higienização da placa bacteriana que se forma em torno do dente, provocando ou não, sangramento.

Raspagem/polimento coronário e radicular: Remoção de placas bacterianas e polimento de dentes e restaurações.

Radiologia: Realização de radiografias.

Procedimentos de Radiologia:

RX bite-wing: Usado para pesquisa da cárie e da articulação dos dentes superiores com os inferiores, por região.

RX periapical: Usado para pesquisa de focos dentários. É realizado um, para cada elemento dentário, quantas vezes forem necessárias.

RX Panorâmico: Usado para se ter uma visão geral do complexo da boca e a interligação com suas estruturas adjacentes, tais como seios maxilares, cavidades nasais e as suas possíveis implicações.

RX de ATM: Utilizada para se ter uma avaliação do Articulação têmporo mandibular ( articulação da mandíbula com o resto do crânio) e seus possíveis problemas.

Documentação Ortodôntica: Conjunto de exames composto por radiografias, fotos e análises das estruturas ósseas do individuo que oferece informações ao profissional para determinar o melhor tratamento ortodôntico a ser efetuado, normalmente é realizado em clinicas especializadas.

Próteses: São dentes confeccionados em laboratório para substituir dentes perdidos

Coroa: Substitui a coroa do dente , que á a parte visível do mesmo, pode ser confeccionada em diversos materiais.

Núcleo: Quando ocorrem perdas muito acentuadas de estrutura dental existe, por vezes, a necessidade de criação de uma estrutura de fixação para a coroa. O núcleo cumpre a função de preenchimento no dente e será fixado comumente no conduto radicular (canal) após tratamento endodôntico.

Prótese total: Mais conhecida como dentadura, substitui de forma artificial a dentição perdida do paciente

Prótese parcial removível (PPR): Substitui de forma artificial a dentição perdida do paciente, quando o mesmo ainda possui alguns dentes em sua boca. normalmente é sustentada por grampos de metal discretos.

Procedimentos Preventivos:

Aplicação de selante e profilaxia: Material usado na face da mastigação dos dentes permanentes de crianças até 14 anos a retirada da placa bacteriana, para prevenir o aparecimento da cárie.

Aplicação tópica de flúor: Aplicação de flúor nas superfícies do dente, para tornar o esmalte mais resistente à cárie.

Seu Sorriso pode conquistar tudo.