Ortodontia

Ortodontia é uma especialidade dentro da odontologia relacionada com o estudo do crescimento do complexo crânio-facial e com o desenvolvimento da oclusão dentária (mordida); atuando na prevenção e no tratamento das suas alterações.

Tem como objetivo final a harmonia estética e funcional dos ossos da face, dentes e suas estruturas de suporte.

O tratamento ortodôntico busca proporcionar não só a harmonia estética com o alinhamento dos dentes, mas também o equilíbrio funcional de todas as estruturas relacionadas com a oclusão.

Um correto alinhamento dos dentes, melhora a saúde bucal, facilitando a higienização e portanto diminuindo a incidência de cárie e doenças na gengiva e periodonto.

Ele também melhora a função mastigatória, consequentemente ajuda na deglutição e na digestão dos alimentos, além de melhorar a distribuição de forças durante a função. Com isso, prevenimos danos aos dentes, ossos, gengiva, articulação e músculos envolvidos; e diminuímos possíveis dores que sejam causadas pela sobrecarga de força à alguma estrutura durante a mastigação.

Além desses benefícios, o tratamento ortodôntico ainda pode beneficiar a dicção/fala, a respiração e a qualidade do sono.