FONOAUDIOLOGIA E A ORTODONTIA

FONOAUDIOLOGIA E A ORTODONTIA

O que é a fonoaudiologia?

É uma especialidade que trata de problemas relacionados à comunicação. Dentre estes problemas estão a fala, a escrita, a voz, a gagueira, a deglutição atípica, a respiração bucal, síndromes, deficiências mentais, mal de Parkinson, e dificuldades de comunicação em geral.

Quais os problemas mais freqüentes e como percebê-los?

Problemas vocais:

Caso você observe alterações na voz, além de 15 dias, associados à sintomas como:

– Dor ao falar
– Queimação
– Rouquidão
– Aperto na garganta
– Esforço e cansaço vocal

Procure um fonoaudiólogo ou um otorrinolaringologista, pois estas sensações podem ser causadas por nódulos nas pregas vocais, pólipos, câncer, necessitando de terapia.

Deglutição atípica:

Este é um problema que é causado por um pressionamento excessivo da língua sobre os dentes durante a fala, deglutição de alimentos e em repouso. Os sintomas típicos desta manifestação são:

– Alterações na fala (falar assobiando ou cuspindo)
– Mudança na posição dos dentes
– Flacidez na musculatura da língua
– Esta manifestação é muito freqüente em pacientes com problemas ortodônticos.

Preste atenção nos seus filhos:

Eles têm dificuldade de pronúncia? Trocam letras como “R” pelo “L” como o personagem Cebolinha das revistas em quadrinhos? Isto pode ser muito sério, podendo inclusive dificultar o processo da alfabetização deles.

Você nota os lábios ressecados e flácidos, dificuldades em respirar pelo nariz, voz anasalada, gengivas inflamadas, cansaço e indisposição freqüentes no desenvolvimento de atividades físicas e intelectuais? Este é um problema que a área de fonoaudiologia pode ajudar a melhorar!!!

Galeria

Fonte: APCD

Artigo elaborado por: Dra. Roberta G. Bueno Fonoaudióloga da Clínica Dente de Leite, NAP – Odonto Professora do Curso de Ortodontia da ABENO